Home

Cliente Sobrevida

​O que é “Cliente Sobrevida”?

Os clientes que utilizam/dependem de equipamentos de autonomia limitada, vitais à preservação da vida humana e que necessitam do fornecimento de energia elétrica para o seu pleno funcionamento.​

De acordo com o artigo 27 da Resolução Normativa nº 414/10 da Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL, o cliente cadastrado na condição em referência, é aquele que utiliza equipamentos elétricos essenciais à sobrevivência humana.

Quem tem direito ao cadastro na condição de “sobrevida”?

Os clientes que utilizam/dependem de equipamentos de autonomia limitada, vitais à preservação da vida humana e que necessitam do fornecimento de energia elétrica para o seu pleno funcionamento.

Equipamentos que se enquadram na condição Sobrevida:

  • Monitores de parâmetros vitais;​
  • Equipamentos para diálise manual e automatizada (DPA e DPAC);
  • Equipamentos para ventilação mecânica;
  • CPAP: Pressão positiva continua;
  • BIPAP: Pressão aérea positiva em dois tempos;
  • Ventiladores mecânicos: BREAS 101/ BREAS 102/ Pulmão artificial;
  • Concentradores de oxigênio;
  • Oxímetros portáteis;
  • Aspirador elétrico de secreções;
  • Outros equipamentos serão avaliados pela aérea médica da empresa de acordo com a patologia e o estado de saúde do paciente, e o cadastro será efetuado após comprovada à necessidade do equipamento de Sobrevida.

Equipamentos ou casos que não se enquadram na condição Sobrevida:

  • Inaladores convencionais (aqueles comercializados em farmácias, para os casos de rinite, sinusite, gripe, congestão nasal etc);
  • Vacinas que necessitam de conservação em ambiente refrigerado (geladeira);
  • Cama motorizada;
  • Ar-condicionado
  • Geladeira/freezer (clientes que necessitam armazenar a medicação. Ex.: insulina, por conta de diabetes).

Qual o procedimento para o cadastro na condição de “sobrevida”?

Para que o cliente seja cadastrado no serviço sobrevida, é necessário que ele apresente a documentação completa (abaixo relacionada) que comprove a condição de cliente sobrevida.

Documentos necessários para Cadastramento - Pessoa Física:
  • Termo de Cadastro e Responsabilidade (preencher o formulário com a assinatura do titular  da conta e entregar na Rede de Atendimento ​presencial da Enel) - clique no arquivo para impressão;
  • Cópia dos documentos pessoais (RG e CPF) do paciente;
  • Cópia da Certidão de Nascimento (se o paciente for menor de idade);
  • Cópia da fatura de energia elétrica da unidade consumidora que será cadastrada;
  • Atestado e relatório médico com prazo de validade de até 90 (noventa) dias e contendo as seguintes informações:
    • Nome completo do paciente e idade;
    • ​Descrição do estado de saúde do paciente atestando a necessidade de utilização de aparelho de sobrevida;
    • Especificação do aparelho de sobrevida com os dados da bateria e o tempo de utilização;
    • Carimbo do CRM, data e assinatura do médico;
    • CID (Código Internacional de Doenças).

Documentos necessários para Cadastramento - Pessoa jurídica:
  • Termo de Cadastro e Responsabilidade​ (preencher o formulário com a assinatura do titular da conta e entregar na Rede de Atendimento Presencial da Enel) - clique no arquivo para impressão;
  • Cópia dos documentos: Cartão do CNPJ da Pessoa Jurídica e RG e CPF do(s) paciente(s);
  • Cópia da conta de energia elétrica da unidade consumidora que será cadastrada;
  • Atestado e Relatório Médico com prazo de validade de até 90 (noventa) dias e contendo as seguintes informações:
    • Nome completo do paciente e idade;
    • Descrição do estado de saúde do paciente atestando a necessidade de utilização de aparelho de sobrevida;
    • Especificação do aparelho de sobrevida com os dados da bateria e o tempo de utilização;
    • Carimbo do CRM, data e assinatura do médico;
    • CID (código internacional de doenças).

Qual o canal de Atendimento que solicito o cadastro na condição de “sobrevida”?

A solicitação de cadastro para cliente sobrevida somente poderá ser feita na Rede de Atendimento Presencial da Enel (consulte os endereços no site ou na conta de energia elétrica a loja mais próxima da sua residência).

Qual o prazo para a efetivação do cadastro na condição de “sobrevida”?

A partir da entrega feita pelo cliente de toda a documentação solicitada, a Enel avalia o pedido e retorna com um posicionamento, em até 30 (trinta) dias.

Importante:

O Cadastro somente será efetuado após validação da área de Medicina do Trabalho da Enel, da documentação entregue pelo cliente (atestado e relatório médico).

O cliente que tiver o seu cadastro confirmado pela Enel, fica responsável por manter a atualização do seu cadastro na condição de sobrevida (tanto pelo âmbito de eventual descadastramento, como a manutenção anual).​

Atendimento exclusivo para condição Sobrevida e/ou Serviços Essenciais​: 0800 72 90 196 (ligação gratuita)​​​