Home / A Enel / Comportamento Ético

Comportamento Ético

A transparência e a integridade são essenciais para os negócios da Enel Brasil. Seguimos as Normas Éticas da Enel S.p.A, aplicadas a todas as empresas do grupo no mundo, a todos os seus colaboradores, à cadeia de fornecedores e ao relacionamento com investidores, clientes, governo e concorrentes.

Além disso, seguimos a Lei brasileira n° 12.846/2013 (Anticorrupção). As normas expressam os compromissos e responsabilidades no desempenho das atividades do negócio e das operações desenvolvidas pelos colaboradores.

Normas Éticas: abrangem os princípios da Declaração Universal dos Direitos Humanos, do Pacto Global e das Declarações de Princípios da Organização Internacional do Trabalho (OIT), assim como os Objetivos do Milênio.

Plano de Tolerância Zero com a Corrupção: compromisso com o combate à corrupção, de acordo com princípios do Pacto Global e critérios recomendados pela organização não governamental Transparência Internacional.


Ferramentas de Controle

Canal Ético – Disponível na intranet e na internet, o Canal recebe denúncias sobre práticas e comportamentos corporativos inadequados, referentes à confidencialidade, conflitos de interesse em auditorias, apropriação indevida, meio ambiente, saúde e segurança e problemas com fornecedores e prestadores de serviço. Acesse clicando aqui.

Auditoria interna – Ligada administrativamente à holding Enel Brasil, e com dependência funcional à Enel S.p.A. na Itália, a área de Auditoria Interna avalia o cumprimento de normas e procedimentos e conta com um programa de auditoria anual, de forma a garantir sua autonomia em relação às diretorias da empresa.

Unidade de controle interno – Destinada a auxiliar na avaliação, na validação e na certificação dos controles internos que geram as informações das demonstrações financeiras das empresas da Enel Brasil, a Unidade foi criada para atender aos requisitos da seção 404 da Lei Sarbanes-Oxley da lei italiana 262/05.