Home / A Enel / Eficiência Energética

Chamada Pública

​Saiba mais sobre nossa chamada pública.

De acordo com a Lei nº 9.991 da ANEEL, a Enel destina 0,4% da sua Receita Operacional Líquida (ROL) para Projetos de Eficiência Energética (PEE). Ainda, de acordo com a Resolução Normativa 556 da ANEEL, realizamos uma Chamada Pública, uma vez por ano, para selecionar projetos de PEE.

Mas o que é Chamada Pública?

Chamada Pública é um processo mais transparente e democrático, que promove a participação mais ativa da sociedade no processo de escolha dos projetos e consumidores beneficiados pelos Projetos de Eficiência Energética (PEE). 

Isso quer dizer que todo mundo pode apresentar propostas para promover o uso eficiente e racional de energia elétrica, estimulando a adesão a novas tecnologias e a criação de hábitos para combater o desperdício, beneficiando a sociedade como um todo. 


Que tipos de projeto podem ser apresentados?

Antes de tudo, é importante lembrar que todas as propostas de projetos de eficiência energética devem contemplar as unidades consumidoras atendidas nas áreas em que a Enel está presente. Essas propostas podem ser apresentadas na modalidade de contrato de desempenho energético para clientes com fins lucrativos ou a fundo perdido para os clientes sem fins lucrativos nas seguintes categorias: Comércio e Serviços, Residencial (condomínios), Serviços, Poder Público, Rural, Serviços Públicos, Iluminação Pública e Industrial.

Para submeter seu projeto, clique aqui.​

Anualmente divulgamos informações dos projetos de Eficiência Energética concluídos e em andamento: