Home / A Enel / Meio Ambiente / Licenciamento Ambiental e Gestão de Obras

Licenciamento Ambiental e Gestão de Obras

​Nos trabalhos que realizamos para ampliar, modernizar ou aperfeiçoar nossos serviços, mantemos o processo de licenciamento ambiental junto aos órgãos ambientais, através da solicitação e obtenção de Licença Prévia (LP), Licença de Instalação (LI) e Licença de Operação (LO), conforme estágio do empreendimento, além de autorizações ambientais para manutenções pontuais no sistema que envolvem intervenção em vegetação e áreas protegidas.

Estabelecemos medidas de controle para mitigar os impactos ambientais das obras, assim como compensações ambientais e atendimento de condicionantes das licenças. Durante o período das obras, fazemos o monitoramento da terraplanagem e escavação dos terrenos, e reutilizamos e reciclamos os resíduos sólidos, conscientizando e acompanhando nossos contratados para que façam essa separação e destinação. Além disso, nossos empreendimentos contam com sistemas de contenção e separação de óleo para prevenção de eventuais vazamentos e têm seus níveis de ruído monitorados de forma que não causem incômodos à população. Caso seja necessária alguma supressão de vegetação, realizamos o plantio compensatório conforme definido pelo órgão ambiental.

Essas operações são periodicamente acompanhadas por uma equipe especializada e multidisciplinar, composta por biólogos e engenheiros ambientais, florestais e/ou agrônomos, entre outros, que visam a garantir uma gestão ambiental mais eficiente e de qualidade.

Essas ações, voltadas para a eficiência e a qualidade no serviço de distribuição de energia, aliadas a uma efetiva gestão ambiental, contribuem positivamente para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável aos quais somos comprometidos – Energia Acessível e Limpa (ODS 7) e Combate às Mudanças Climáticas (ODS 13) –, e que integram a Agenda 2030 da ONU.