Home / A Enel / Meio Ambiente / Sistema de Gestão Ambiental

Sistema de Gestão Ambiental

​O Sistema de Gestão Ambiental (SGA) tem como propósito nos ajudar a identificar e gerenciar nossos riscos e oportunidades em relação ao meio ambiente de forma holística, contribuindo para que nossos objetivos estratégicos sejam atingidos e para fortalecer cada vez mais nosso laço de confiança com as partes interessadas – colaboradores, fornecedores, clientes, investidores, comunidade, entre outros. Através dele, se dá a sistematização de todas as atividades da companhia, especialmente as que oferecem maiores riscos ao meio ambiente (como aquelas com potencial de afetar a qualidade do ar, da água e do solo) e, sobre elas, são aplicadas de medidas de mitigação e controle. O Sistema abrange ainda ações de qualificação e gestão de fornecedores de serviços e materiais, verificação do atendimento da legislação ambiental e políticas da companhia, monitoramento e uso eficiente de recursos naturais e ações voltadas a prevenção de impactos e emergências ambientais.

O SGA está fundamentado e certificado na norma ISO 14.001:2015 e, sendo assim, é baseado na busca da melhoria contínua, através do constante planejamento e implementação de ações – corretivas e/ou proativas –, da avaliação dos indicadores e resultados, e identificação de desvios e oportunidades de melhoria. Todas as atividades desenvolvidas partem da identificação dos possíveis impactos ao meio ambiente decorrentes das nossas atividades, e seguem uma hierarquia de controles e mitigação focando a prevenção, ou seja, evitar a materialização dos impactos identificados.

​Hierarquia de mitigação de impactos ambientaisImagem1.jpg

Ainda, o SGA segue uma abordagem de ciclo de vida, ou seja, olha para os impactos da nossa cadeia de valor. Exemplos desta atuação são as ações voltadas ao consumo consciente de recursos naturais, descarte correto de resíduos, cuidados com a rede elétrica, avaliação e homologação de empresas contratadas, entre outras.

As ações, objetivos, metas e indicadores no escopo do SGA estão alinhados com o nosso posicionamento estratégico e com a Política do Sistema de Gestão Integrado.