Home / A Enel / Projetos Ambientais

Projetos Ambientais

​Por uma relação mais consciente e responsável com o meio ambiente de que tanto dependemos

Temos consciência de que nosso negócio gera impactos no ambiente em que operamos. Por isso,  trabalhamos de forma a antecipar e controlar riscos e impactos ambientais de nossas atividades. Vamos além de nossas atividades e também contemplamos ações de qualificação de fornecedores de serviços e materiais quanto ao atendimento à legislação ambiental, as melhores práticas e a prevenção de impactos e acidentes ambientais, contribuindo para o desenvolvimento de nossa cadeia de valor.

As ações aplicadas são direcionadas pela Política de Sustentabilidade da Enel, que promove atuação de acordo com a legislação ambiental vigente, visando à preservação de recursos e minimização de impactos.
 
A Enel se empenha em conhecer e atender às exigências legais aplicáveis aos segmentos em que atua. 

Auditorias internas e externas periódicas são realizadas, bem como ​o atendimento da legislação ambiental e a implementação e manutenção do Sistema de Gestão Ambiental, garantindo a continuidade de nossas práticas ambientais e a melhoria contínua dos processos.

Conheça as principais frentes de atuação para a gestão responsável do capital natural do qual dependemos e para a minimização de riscos e impactos ambientais:

Arborização urbana
A Enel executa podas de adequação para compatibilizar a arborização urbana com a rede de energia. Essas podas são realizadas por equipes de mão de obra própria da Concessionária, ou por meio de empresas Prestadoras de Serviços. Todo profissional responsável por executar esta atividade recebe treinamento teórico e prático para capacitação e estar apto a realizar a atividade.

A capacitação dos profissionais e técnicas aplicadas são baseadas no Manual de Poda e Guia de Arborização Urbana da Concessionária e do Município de São Paulo, além de seguir a norma técnica ABNT 16246-1, procedimentos internos e a legislação vigente, como a Lei Municipal de São Paulo n.º 10.365/87, que disciplina a poda e o corte de árvores no município. Tais referências visam assegurar que as podas realizadas pela Concessionária respeitem a morfologia e estrutura das árvores, evitando a ocorrência de danos aos exemplares. 


Para relatar um acidente elétrico envolvendo a arborização urbana, ligue para nosso canal de atendimento emergencial: 0800 7272 196.


Ecoeficiência
Estamos sempre monitorando nosso próprio consumo de recursos naturais e buscando soluções mais eficientes, principalmente para reduzir o consumo de água e energia elétrica em nossas operações. Afinal, tudo o que encontramos na natureza é um bem precioso, que deve ser utilizado com toda consciência e respeito, sem desperdícios. Fazemos questão de reforçar esse compromisso, disseminando essas ideias e promovendo a conscientização de nossos colaboradores e prestadores de serviços. 

A gestão dos resíduos das operações da Enel também é um ponto importante nesse sentido. Buscamos otimizar seu reaproveitamento, procurando alternativas de reúso, reciclagem e rendimento energético. Assim, todo resíduo que geramos passa por um processo de identificação, tratamento e destinação final, de acordo com a legislação ambiental. Além disso, adotamos metas internas de reaproveitamento de resíduos, visando à melhoria contínua da nossa eficiência ambiental. 


Atendimento a Legislação
A Enel se empenha em conhecer e atender as exigências legais aplicáveis aos segmentos em que atua. Essas normas estão relacionadas aos principais temas de interesse e devem ser cumpridas com o mesmo rigor das leis nacionais.


Qualificação Ambiental e Gestão de Fornecedores
Disseminar o respeito ao meio ambiente por toda a cadeia de valor da Enel é fundamental para nós. Por tudo isso, ao selecionar e contratar fornecedores de materiais e serviços, fazemos questão de avaliar o cumprimento de determinadas diretrizes de meio ambiente e segurança do trabalho. Ainda inspecionamos periodicamente os fornecedores considerados potencialmente críticos no que se refere a questões ambientais e de segurança do trabalho. 

Não só para a Enel, mas todos os parceiros devem conhecer e respeitar a legislação específica para o seu negócio, atendendo às exigências dos órgãos competentes e priorizando o uso de produtos e processos que causem menos impacto ao meio ambiente.​


Licenciamento Ambiental
Para compensar e, acima de tudo, reduzir impactos ambientais em suas atividades, a Enel mantém processo de licenciamento e regularização de sua infraestrutura nos órgãos ambientais, por meio da solicitação e obtenção de Licença Prévia (LP), Licença de Instalação (LI) e Licença de Operação (LO), conforme o estágio do empreendimento. Neste procedimento administrativo, são estabelecidas medidas de controle para mitigar os impactos ambientais das obras e também para compensações ambientais.

Eficiência de Recursos
​A Enel monitora seu consumo de recursos naturais, buscando a eficiência em seu uso, promovendo a conscientização de seus colaboradores e prestadores de serviços e incentivando a busca por melhores soluções.


Auditorias
​Auditorias internas e externas periódicas são realizadas para validar a aplicação das normas, o atendimento da legislação ambiental e a implementação e manutenção do Sistema de Gestão Ambiental, garantindo a continuidade de nossas práticas ambientais e a melhoria continua dos processos.


Gestão de Fauna
A gente sabe que prevenir é o melhor remédio. Para reduzir interrupções do fornecimento de energia ocasionadas pela interferência de árvores na rede elétrica, a Enel realiza podas preventivas nas árvores próximas ao sistema elétrico. Também oferecemos treinamento em arborização urbana para colaboradores próprios e contratados, disseminando informações sobre técnicas adequadas e dicas para a poda de árvores e espécies próprias para o plantio. 

​Ainda disponibilizamos o Guia de Arborização Urbana, que traz orientações para a gestão da vegetação como um todo e espécies apropriadas, apontando conceitos de projetos dessa área e técnicas sobre podas.


É o programa da Enel para prevenção de acidentes envolvendo a fauna e a rede elétrica. Seu grande objetivo é contemplar a análise das áreas críticas para desenvolver ações que minimizem os impactos causados à fauna. Dentre as iniciativas já desenvolvidas está o Transbugio, passagem aérea instalada em pontos estratégicos para facilitar e proteger o deslocamento dos animais que vivem nas árvores.


Redução de emissões atmosféricas
Estamos atentos à questão das mudanças climáticas e suas consequências para o nosso negócio. Atuamos, então, para reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) nas nossas atividades e fazemos a gestão dos riscos e oportunidades, com foco em engajamento, inovação e transparência. Conheça nossa Declaração de Compromissos para Mudanças Climáticas.

Um dos impactos decorrentes da operação da Enel é a emissão de CO2 pela nossa frota de veículos. Pensando nisso, a cada três meses, monitoramos as emissões da frota a diesel e, duas vezes por ano, preparamos uma averiguação mais detalhada em oficinas certificadas pela CETESB (Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental). 

Mas nossa principal estratégia para evitar as emissões de gases de efeito estufa é a redução de perdas comerciais e técnicas e a do consumo interno de energia elétrica. Pensando nisso, avaliamos a emissão desses gases que contribuem para o aumento do efeito estufa e para a destruição da camada de ozônio (SF6, Fluido R22, Fluido R134 e Fluido FM200), presentes no nosso dia a dia, em equipamentos do sistema elétrico e também utilizados na manutenção do sistema de ar-condicionado e combate a incêndios.

Nosso compromisso com uma relação mais harmoniosa com o meio ambiente vai além das nossas operações. Por meio do projeto Transformando Consumidores em Clientes, ainda substituímos refrigeradores de clientes de baixa renda por modelos que não emitem gases que agridem a camada de ozônio.​