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Ligação Nova

​​​​Tire aqui todas as suas dúvidas sobre o serviço​

Precisa instalar um medidor em uma nova Unidade Consumidora? 
Entre em contato com nossos Canais de Atendimento, mas antes disso, tire todas as suas dúvidas sobre Ligação Nova de Energia e confira os passos necessários para que a Enel consiga atender você.
Importante: Lembre-se de consultar nossas Normas Técnicas que estão disponíveis no link

​O que é Ligação Nova?
Ligação Nova é o fornecimento de energia elétrica para novas unidades consumidoras. Chamamos de Ligação Nova Grupo B quando soma da potência de todos os equipamentos que serão instalados for igual ou inferior a 75 kW, por exemplo, clientes residências e comerciais de pequeno porte.

A soma da potência ou carga instalada de todos os equipamentos é maior que 75 KW?
Neste caso, você pertence ao Grupo A e deve fazer a sua solicitação pela nossa Central de Relacionamento Corporativo através do e-mail captacao.sp@enel.com . Em caso de dúvidas, entre em contato pelo telefone 0800 72 71 196 ou por nossas Lojas de Atendimento Presencial.

Onde posso solicitar?
  • Atendimento Comercial pelo telefone 0800 72 72 120: para ligação nova de pessoa física com carga total até 20 kW, e apartamentos em que já houve a ligação da energia da Administração do Prédio;
  • Lojas de Atendimento Presencial – clique aqui e consulte os endereços
  • Site www.enel.com.br e App: apenas para ligação nova de apartamentos em que já ocorreu a ligação da energia da Administração do prédio
  • Canal Eletrônico Serviços Técnicos pelo e-mail servicos.tecnicossp@enel.com e Portal Técnico de Atendimento BT através site www.enel.com.br: exclusivo para profissionais técnicos ou engenheiros;
  • Central de Relacionamento Corporativo pelo telefone 0800 72 71 196 e e-mail clientes.corporativos.sp@enel.com;​

Quem pode solicitar?
Pessoa física, jurídica ou seus representantes legais, com procuração oficial com firma reconhecida em Cartório.
Importante: O solicitante não pode ter débitos vencidos com a Enel, deve ser maior de 18 anos (exceto nos casos de menor emancipado).

Quais documentos preciso apresentar nos canais de atendimento?
Pessoa Física
  • RG (ou na inexistência deste, outro documento de identificação oficial com foto).
  • CPF (desde que não esteja em situação cadastral cancelada ou anulada de acordo com Instrução Normativa da Receita Federal).
Pessoa Jurídica
Apresentação do CNPJ original ou cópia simples ou cópia autenticada ou respectivo protocolo na JUCESP – Junta Comercial do Estado de São Paulo e documentos relativos à sua constituição, ao seu registro (Contrato Social, Estatuto Social, Atas de Assembleia e Eleição) e documentos do(s) seu(s) representante(s) legal(is) RG e CPF.

Nota: Se a solicitação for realizada por terceiros, faz-se necessário à apresentação de autorização assinada pelo interessado com reconhecimento de firma para a finalidade a que se destina.

Outros documentos e informações (pessoa física ou jurídica)
  • Autorização do órgão ambiental competente, caso a unidade consumidora esteja em área ambiental protegida.
  • Formulário preenchido de Relação de Cargas (Formulário)
  • Ramo de atividade ou finalidade​​ da edificação, se industrial, residencial, comercial ou misto
  • Quantidade de unidades de consumo
  • Área total construída
  • Clique aqui para consultar os demais documentos necessários conforme o tipo de ligação nova
 
O que vão me perguntar na hora do atendimento?
  • Relação de todas as cargas a serem utilizadas para declaração descritiva da carga instalada na unidade consumidora ou declaração descritiva de todas as cargas a serem utilizadas e outras informações acima mencionadas. Atenção ao levantamento de cargas, que deve ser realizado em Watts (W), evite levar motores em CV ou kVA.
  • O endereço completo do local que será atendido (nome da rua, avenida, travessa, número da casa, bairro, complementos, referências).
  • Telefones para contato (celular e fixo se possível).

O que é padrão de ligação de energia elétrica?
São os equipamentos necessários para a ligação do seu imóvel à rede elétrica, composta basicamente por caixa de medidor, tubos (eletrodutos) e disjuntor, cuja montagem e especificação devem atender às normas técnicas da Enel. A construção do Padrão de Entrada de Energia e as instalações são de responsabilidade do solicitante.

Quando a Enel precisa fazer uma extensão de rede elétrica?
Quando a rede elétrica estiver na mesma calçada da sua unidade consumidora ou do outro lado da calçada, com uma distância maior que 30 metros do padrão de entrada de energia. Será necessária também, quando o ramal de ligação cruzar o terreno de outras pessoas. Após análise técnica, o cliente receberá uma carta em até 30 dias com o orçamento para a execução do serviço.

Clique aqui e consulte o Livro de Instruções Gerais em Baixa Tensão (LIG BT)


​Vistoria
A execução da vistoria na unidade consumidora poderá ocorrer em até 3 dias úteis na área urbana e 5 dias úteis na área rural, contados da data da solicitação do interessado.

Atenção: A numeração da unidade consumidora deve estar visível (número, lote, quadra, casa etc). Caso não seja fácil identificar o local, providencie uma maneira de facilitar a localização.

  • Taxas e Custos?
A primeira vistoria não é cobrada. Serão cobradas as demais vistorias realizadas pela Enel no local, devido ao não cumprimento das exigências ou qualquer outro motivo de responsabilidade do cliente, conforme resolução da ANEEL 414, de 09 de setembro de 2010. A cobrança será feita na primeira conta de energia elétrica, após a ligação do medidor.

  • Padrão de Ligação já construído
Neste caso, durante a vistoria o técnico da Enel irá verificar se o padrão está de acordo com as normas técnicas da Distribuidora e de segurança da ABNT. Se o padrão não estiver em área de proteção ambiental e não houver necessidade de estudo de rede, após a vistoria, em até 2 (dois) dias úteis para a área urbana, ou 5 (cinco) dias úteis para área rural, a energia será instalada.

Se for identificado padrão fora das normas técnicas, você receberá um Aviso de Serviço Não Executado com a descrição da irregularidade encontrada e terá até 30 dias para regularizar a situação e pedir o reenvio da solicitação.

Após sanar as irregularidades, reabra o pedido através dos canais de atendimento.

Veja quais são os itens mais rejeitados na execução das notas de serviço:
  • Sem acesso ao quadro de medição;
  • Coluna Moldada, falta apresentar ART
  • Número não localizado
  • Falta Aterramento na Caixa de Medição
  • Cabo de Entrada Incompatível com a categoria de atendimento 
  • Falta Isolador / Solto / Lateral
  • Caixa de Medição instalada fora do padrão
  • Proteção Incompatível com Carga / Cabo

Locais onde o padrão não pode ser instalado:
  • Escadas e rampas;
  • Recintos fechados;
  • Interiores e vitrines;
  • Próximo a máquinas, bombas, tanques, reservatórios, fogões etc.;
  • Locais sujeitos a gases corrosivos ou combustíveis, inundações ou trepidação excessiva;
  • Na parte interna do imóvel, ou seja, após o portão de entrada.
  • Divisória de madeira
 
  • Informações sobre os Tipos de Instalações de Padrão 
O local escolhido deve estar a menos de 30 metros de distância da rede de distribuição aérea da Enel e deve possibilitar o livre acesso das equipes técnicas da empresa. 

Além de leitura mensal do medidor, que determina o valor da sua conta de energia elétrica, podem ser necessários reparos para atendimento de emergência, vistorias ou a execução de outros serviços, mesmo que o imóvel esteja fechado.

Construa seu padrão nos limites da sua propriedade, na frente do terreno e voltado para a via pública. Se for colocar a caixa do medidor fixada no muro voltada para rua, o poste deverá ficar na parte interna do terreno.

A caixa do medidor deve ser instalada a altura compreendida entre 0,5m e 1,2m do piso acabado, considerando a base inferior da caixa.

O Poste Padrão não pode ser de PVC e deve ficar a no mínimo 1,20m de distância de janelas, sacadas, escadas, áreas de serviços, terraços, etc. 

O Poste Padrão, deve ser de 5m de altura se a rede da Enel estiver do mesmo lado onde será instalado e de 7m se a rede da Enel estiver do outro lado da rua.

Clique aqui e visualize ilustrações sobre cada padrão. (Link do LIG BT)


Instalações elétricas internas
Após a vistoria e a execução do serviço, o disjuntor ficará desligado. Se a conexão interna já estiver pronta, basta ligá-lo. Do contrário, solicite que um eletricista particular faça a conexão interna e em seguida, ligue o disjuntor.

  • Informações importantes
A Enel Distribuição SP faz ligação de energia do ramal de entrada até a caixa de medição. Para que a energia chegue até os seus aparelhos elétricos, você deverá providenciar a instalação elétrica interna.

Contrate um eletricista qualificado, que saiba as Normas Técnicas da Enel Distribuição SP, capaz de garantir o dimensionamento de carga ideal para o número de aparelhos eletroeletrônicos e lâmpadas que serão utilizados em sua casa, o uso de conexões confiáveis, entre outras medidas de segurança. Desta forma, você garante a segurança da sua família e evita transtorno futuros.

  • Especificações para montar seu Padrão de Entrada de Energia
Clique aqui para visualizar uma ilustração com as especificações