Aguarde, estamos direcionando você para o novo site da Enel Distribuição São Paulo (www.enel.com.br).

Home

Média/Alta Tensão

​​​Ligação Nova

Precisa instalar um medidor de energia em uma nova Unidade Consumidora do Grupo A?
Entre em contato com nossos Canais de Atendimento, mas antes disso, tire todas as suas dúvidas sobre Ligação Nova do Grupo A e confira os passos necessários para que a Enel consiga atender você.
Importante: Lembre-se de consultar nossas Normas Técnicas  que estão disponíveis no link​.

Quais as etapas e prazos?
Confira abaixo as etapas e prazos (regulamentares e praticados), para Ligação Nova do Grupo A.


​​​​Obs. 1: Consultar documentação mais adiante.

Obs. 2: fluxo aplicável à ligações de unidades consumidoras com demandas superiores a 75 kW e inferiores ou igual a 2.500 kW. Caso a demanda for superior à 2.500 kW, utilizar o CNC-OMBR-MAT-20-0949-EDSP​​ como referência técnica, sobre o processo e documentação necessária.


Onde posso solicitar?
Célula de Captação, pelo e-mail captacao.sp@enel.com​​. Esclareça suas dúvidas pelo telefone 0800 72 72 120;
Central de Relacionamento Poder Público pelo e-mail poderpublicosp@enel.com. Dúvidas pelo telefone 0800 72 72 120: exclusivo para órgãos ou empresas públicas.
 

Quem pode solicitar?
Pessoa física, jurídica ou seus representantes legais, com procuração oficial com firma reconhecida em Cartório.
Importante: O solicitante não pode ter débitos vencidos com a Enel, deve ser maior de 18 anos (exceto nos casos de menor emancipado).


Quais documentos preciso apresentar nos canais de atendimento?
Pessoa Física
  • RG (ou na inexistência deste, outro documento de identificação oficial com foto).
  • CPF (desde que não esteja em situação cadastral cancelada ou anulada de acordo com Instrução Normativa da Receita Federal).

Pessoa Jurídica
Apresentação do CNPJ original ou cópia simples ou cópia autenticada ou respectivo protocolo na JUCESP – Junta Comercial do Estado de São Paulo e documentos relativos à sua constituição, ao seu registro (Contrato Social, Estatuto Social, Atas de Assembleia e Eleição) e documentos do(s) seu(s) representante(s) legal(is) RG e CPF.
 
Poder Público
Apresentação de ofício expedido pelo órgão público competente (departamento, secretaria, empresa pública), formalizando a solicitação.
Nota: Se a solicitação for realizada por terceiros, faz-se necessário à apresentação de autorização assinada pelo interessado com reconhecimento de firma para a finalidade a que se destina.
 

Documentos e informações (pessoa física ou jurídica)
  • Tarifa e demanda à serem contratadas;
  • Documentação prevista nos itens 2 e 3 do fascículo “Solicitação de Fornecimento" do LIG MT (páginas 6 à 12);
  • Autorização do órgão ambiental competente, caso a unidade consumidora esteja em área ambiental protegida;
  • Quantidade de unidades de consumo;
  • Área total construída;
  • Clique aqui​  para consultar os demais documentos necessários conforme o tipo de ligação nova grupo A;
Caso a demanda prevista para seu empreendimento for superior à 2.500 kW, você deverá utilizar o 
CNC-OMBR-MAT-20-0949-EDSP como referência técnica, sobre o processo e documentação necessária.


O que vão me perguntar na hora do atendimento?
  • O endereço completo do empreendimento e de localização da cabine primária/ponto de entrega de energia (nome da rua, avenida, travessa, número da casa, bairro, complementos, referências).
  • Informações de contato: e-mail e telefones (celular e fixo se possível).
 

O que é Subestação de Entrada de Energia (SEE) ou Cabine Primária?
São os equipamentos necessários para a ligação do seu imóvel à rede elétrica, composta basicamente por caixa de medidor, tubos (eletrodutos) e disjuntor, cuja montagem e especificação devem atender às normas técnicas da Enel. A construção do Padrão de Entrada de Energia e as instalações são de responsabilidade do solicitante.


Quando a Enel precisa fazer uma extensão de rede elétrica?
Para todos os pedidos de Ligação Nova do Grupo A, a Enel analisará tecnicamente o projeto, demanda a ser acrescida no sistema e o local de conexão, e emitirá uma carta com parecer técnico informando sobre a eventual necessidade de obras de reforço ou extensão na rede elétrica.
Atenção: A numeração da unidade consumidora deve estar visível (número, lote, quadra, casa etc). Caso não seja fácil identificar o local, providencie uma maneira de facilitar a localização.


Informações importantes
A Enel Distribuição SP faz ligação de energia até a SEE/cabine primária. Para que a energia chegue até os seus equipamentos elétricos, você deverá providenciar a instalação elétrica interna.

Contrate uma empresa e/ou profissional habilitado e qualificado, que saiba as Normas Técnicas da Enel Distribuição SP, capaz de garantir o dimensionamento de demanda ideal para seus equipamentos e instalações, o uso de conexões confiáveis, entre outras medidas de segurança. Desta forma, você garante a segurança das instalações de seu empreendimento e evita transtorno futuros.


Especificações para montar sua SEE/Cabine primária

Clique aqui e consulte o Livro de Instruções Gerais em Média Tensão (LIG MT). Para demandas superiores a 75 kW e inferiores ou igual a 2.500 kW.

Clique aqui e consulteEspecificação Técnica (CNC-OMBR-MAT-20-0949-EDSP). Para demandas superiores a 2.500 kW.