ALERTA!
As forte chuvas que atingiram a capital deixaram alguns clientes sem luz. Clique e saiba mais.
Home / Normas Técnicas

Manuais, Normas Técnicas e Normas de Segurança

​​​​​​​​​​​

LIG BT 2014 (Livro de Instruções Gerais) - 12° edição - 2014: Para atendimentos a clientes ligados em baixa tensão em zonas supridas por redes de distribuição aéreas ou subterrâneas, em entradas individuais ou coletivas.

LIG MT 2011: Para atendimento a clientes ligados em média tensão.

Comunicados Técnicos​: Consulte aqui informações sobre atualizações e novidades das Normas e Padrões da Enel

Compartilhamento de Infraestrutura​​​​: Consulte ​aqui o Plano de Ocupação de Infraestrutura

Cadastro de Fabricantes Homologados: Listagem de fabricantes de materiais e equipamentos que são homologados e aceitos para ligações novas, acréscimos de cargas e modificações em instala​ções de clientes atendidos em baixa, média e alta tensão

Fornecimento de Energia Elétrica em Tensão de Subtransmissão 88/138 kV

Adequação do Sistema de Medição em Clientes Livres

Padrões e Normas Técnicas: Consulte aqui informações sobre as instruções, normas e padrões técnicos da Enel

Fascículo de Empreendimentos Particulares​: Rede de distribuição aérea e subterrânea: critérios e métodos visando a elaboração de projetos para alimentação e distribuição de energia em condomínios residenciais, comerciais, industriais ou mistos através do padrão de rede de distribuição aérea ou subterrânea.

Fascículo de Infraestrutura Civil Subterrânea: Critérios e métodos visando a elaboração de projetos construção e montagem de infraestrutura civil em rede de distribuição subterrânea.

Mini e Micro Geração​​​: Conheça os critérios para abertura do se​u pedi​do de​ análise técnica.

Padrões de entrada para ligações com potência total instalada até 20kW - Acesse nossos folder​s de padrões de entrada.

Geradores de Energia: Conheça a Legislação e as Normas Técnicas para instalação de geradores de energia elétrica e evite acidentes​.

​​Importante: Havendo interesse, a execução dos serviços na rede de distribuição poderá ser realizada diretamente pelo consumidor, desde que submeta à apreciação e aprovação desta empresa o respectivo projeto assinado por profissional devidamente habilitado e registrado no Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura - CREA, com a respectiva Anotação de Responsabilidade Técnica - ART. Adicionalmente, ​o consumidor​ deve seguir as orientaçõ​es estabelecidas no Comunicado Técnico nº. 61, disponível no item Padrões e Normas Técnicas – Comunicados Técnicos.​​​