Home / Para Seu Negócio

Dicas de Economia

​​Dicas que fazem bem para sua empresa e para o planeta

​Estabelecer na sua empresa um Programa de Gestão Energética: Este programa deve ter o comprometimento da alta direção da empresa.
 
Criar uma Comissão Interna de Conservação de Energia – CICE: Esta comissão deve ter o envolvimento de representantes de diversas áreas da empresa e responsável por definir as políticas e ações de eficiência energética.
 
Realizar Diagnóstico Energético nas instalações da empresa: Este diagnóstico irá identificar oportunidades de economia de energia em equipamentos e processos que utilizam insumos energéticos.
 
Estabelecer Índices de Custo e Consumo Específicos dos insumos utilizados: Estes índices irão balizar o consumo e custo adequado para a produção de uma quantidade determinada bem ou serviço. “O que não é medido não pode ser controlado”.
 
Iniciar com ações que requeiram baixo ou nenhum investimento: Na medida em que os resultados começam aparecer a CICE deverá definir formas de reaplicação das economias obtidas em novas ações.
 
Comunicar: A empresa deve estar engajada neste Programa e a melhor forma é a participação e comprometimento de todos os colaboradores por meio da coleta de sugestões e divulgação dos resultados.